alimentos permitidos na dieta dukan

A dieta Dukan, criada pelo Dr. Pierre Dukan consiste em uma dieta divida em fases. As duas primeiras (Ataque e Cruzeiro) são para emagrecer e as outras duas (Consolidação e Estabilização) para manter o peso perdido.

Já na primeira semana, é possível emagrecer cerca de 5kg. A dieta é uma boa opção para quem precisa perder peso rapidamente, porém, a última fase deve ser mantida em prática pelo resto da vida para que não corra-se o risco do famoso “efeito sanfona”.

Conforme as fases vão passando, mais alimentos vão sendo liberados na alimentação de quem está fazendo a dieta.

 

Alimentos permitidos na fase de Ataque

A primeira fase, conhecida como fase de Ataque, é a mais radical. Ela proporciona uma perde de 1,5 a 5kg e dura de 2 a 7 dias. Neste momento, a alimentação permitida é composta apenas por proteína magra.

Na dieta Dukan não se conta calorias. Você pode comer à vontade, desde que os alimentos estejam dentro das exigências de cada fase. Nessa primeira, eles devem ser ricos em proteínas e com pouca gordura.

Confira os alimentos permitidos na fase de Ataque:

  • Carnes:

Alcatra, bife bovino, coelho, contra filé, costela de vitela, escalope de vitela, filé mignon, picanha (sem a camada de gordura), rosbife.

Proibidas: cordeiro, costela bovina, porco.

  • Miúdos:

Coração de frango, fígado de bezerro, fígado de boi, fígado de galinha, língua de boi, moela de galinha.

Proibidos: base muito gordurosa de língua de boi.

  • Embutidos:

Carne seca/Bresaola, peito de peru ou peito de frango, presunto magro ou light.

Proibidos: presunto gordo.

  • Peixes:

Atum/atum ao natural, bacalhau, bacalhau fresco, badejo, bonito, cavala dourado, hadoque ou hadoque defumado, kani ou surimi, linguado, merluza, pacu, peixe espada, pescada, pintado, raia, salmão – salmão defumado, sardinha, tilápia, truta, vermelho – trilha.

Proibidos: Atum com óleo, sardinha com óleo.

  • Frutos do mar:

Camarão, camarão cinza, carangueijo/siri, lagosta, lagosta espinhosa, lagostinha, lula, mexilhões, ostra, vieira.

  • Aves:

Codorna, frango, galeto/franguinho, galinha d’angola, peru.

Proibidas: Asa de frango, ganso, pato, pele de frango.

  • Proteínas vegetais:

Hambúrguer de soja, seitan (carne sem glúten), tofu.

  • Ovos:

Ovo de cordorna, ovo de galinha.

  • Farelo de aveia e trigo:

1 colher de sopa de farelo de trigo (facultativo), 1 colher e meia de sopa por dia de farelo de aveia.

  • Konhaku:

Macarrão de konhaku.

  • Laticínios:

Iogurte Paulista ou Molico 0% de gordura, leite desnatado 0% de gordura, queijo cottage 0% de gordura, queijo frescal Frescatino 0% de gordura, requeijão Danubio 0% de gordura.

iogurtes dukan

Proibidos: Laticínios integrais, queijos.

Além desses alimentos, o consumo de uma colher e meia (sopa) de farelo de aveia, diariamente, é necessário. Será a única fonte de carboidrato dentro dos alimentos permitidos nessa fase. É de extrema importância que você consuma o farelo de aveia, que é a variedade de aveia com mais fibras, não confunda com farinha de aveia ou aveia em flocos. O farelo ajuda a controlar a fome, essencial para essa fase da dieta.

Recomenda-se também o consumo de pelo menos 1,5 litros de água por dia.

Leia também: Dieta Dukan Cardápio e Receitas.

 

Alimentos permitidos na fase de Cruzeiro

Na segunda fase, 28 vegetais são incluídos nos alimentos liberados na dieta. Nesta etapa a dieta é feita da seguinte maneira: intercala-se um dia de alimentação com apenas proteínas (como feito na fase de ataque) e outro dia de alimentação com proteínas e vegetais. O consumo de farelo de aveia aumenta para 2 colheres por dia. E a pessoa deve seguir tomando pelo menos 1,5 litros de água por dia.

Confira os alimentos:

  • Autorizados: abobrinha, abóbora, agrião, aipo, alface, alho-poró, aspargos, beringela, broto de soja (moyashi), brócolis, cebola, chicória, chuchu, cogumelos/shitake, couve-de-bruxelas, couve/couve-flor, endívia, erva-doce, espinafre, jiló, nabo, palmito, pepino, pimentão, quiabo, rabanete, repolho, rúcula, tomate, vagem.
  • Autorizados com moderação: Alcachofra, beterraba, cenoura.
  • Tolerados: Amido de milho (1 colher de sopa ou 20 gramas), cacau sem açúcar (1 colher de café ou 7 gramas), creme de leite com 3% de gordura (1 colher de sopa ou 30 gramas), farinha de soja (1 colher de sopa ou 20 gramas), goji berries (1 a 3 colheres de sopa, de acordo com a fase), iogurte 0% de gordura com frutas (1), iogurte de mel com 0% de gordura (1), iogurte de soja natural (1), leite de soja (1 copo ou 150 ml), molho de soja (1 colher de café ou 5 gramas), queijo com até 7% de gordura (40 gramas), requeijão com 7% de gordura (40 gramas), salsicha de frango com 10% de gordura no máximo (100 gramas), tempeh (50 gramas), vinho para cozinhar (3 colheres de sopa ou 30 gramas), óleo (3 gotas ou 3 gramas).
  • Proibidos: Abacate, favas, feijão, lentilhas, milho, ervilhas em geral, grão-de-bico, batata, arroz.

 

Alimentos permitidos na fase da Consolidação

A segunda fase dura até a pessoa atingir o peso ideal. A fase de consolidação entra em cena a seguir para, como diz o nome, consolidar o peso alcançado. Nesta fase, além dos alimentos permitidos, você pode adicionar porções de frutas, pães integrais e queijos diariamente. Também pode se adicionar duas porções de alimentos com amido por semana e fazer uma “refeição de celebração”, onde você pode comer o que quiser, mas sem repetir, semanalmente também.

As recomendações em relação ao consumo de água e do farelo de aveia continuam as mesmas da fase de Cruzeiro.

alimentos permitidos na dieta dukan

Confira as porções e os alimentos liberados:

  • Frutas – uma porção por dia na primeira etapa da fase, depois duas

Permitidas: damasco, nectarina, tangerina, morango, framboesa, melão, amora, laranja, mexerica, pêssego, pera, maçã, ameixa.

Proibidas: Amêndoa, banana, amendoim, cereja, avelã, nozes, castanha de caju, pistache, uva.

 

  • Pão – duas fatias por dia

Permitidos: pão integral, pão de farelo de trigo e de aveia.

Proibidos: pão francês, pão branco, pão de forma.

  • Queijos – uma porção por dia
  • Permitidos: Beaufort, Comté, Édam, Emmental, Gouda, Mimolette, Tomme de Savoie.

Proibidos: Brie, Camembert, queijo de cabra, Roquefort.

  • Farináceos – uma vez por semana, depois duas

Permitidos: Triguilho, sêmola de trigo, feijões de todos os tipos, grãos de trigo pré-cozidos, lentilhas, massas, ervilhas, ervilhas cortadas, polenta, batata, arroz branco, arroz integral.

Proibidos: batatas chips, fritas, souté.

 

  • Carnes

Permitidas: pernil de cordeiro, filé de porco, presunto defumado.

Proibidas: carne de porco, presunto gordo, presunto cru, partes gordurosas do pernil.

 

Alimentos permitidos na fase de Estabilização

A quarta e última fase serve para manter o peso alcançado nas fases anteriores. Ela deve ser seguida para o resto da vida. Nela, nada mais é proibido. Porém, é obrigatório seguir três regras para a vida: em um dia da semana, sua alimentação deve ser somente de proteína, como na fase de Ataque, você deve comer 3 colheres de farelo de aveia por dia e também fazer 20 minutos de caminhada diária.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *