dieta cetogenica

A Dieta Cetogênica consiste no corte de alimentos ricos em carboidratos e no aumento do consumo de gorduras boas, visando o emagrecimento. Ocorre uma redução drástica na ingestão de carboidratos, que passa a ser de apenas 10 a 15% das calorias totais. Para compensar, as gorduras devem ser consumidas em até 70% desse número. A quantidade de proteína também deve aumentar e chegar até 20%, sendo necessário comer carnes no almoço e no jantar, e incluir ovos e queijos nos lanches e no café da manhã.

Porque a Dieta Cetogênica emagrece? Reduzindo o consumo de carboidratos, ela reduz a principal fonte de energia do organismo, consequentemente reduzindo a glicose. Quando isso acontece, o corpo se vê obrigado a retirar a energia de outras fontes, e sua segunda opção é a gordura acumulada. Queimando essa reserva de gordura, a Dieta Cetogênica faz com que a pessoa emagreça.

Esse tipo de alimentação, rica em gorduras boas, é indicada principalmente para pessoas que sofrem de epilepsia, porque ela controla e previne convulsões. Hoje, ela também está sendo utilizada para o emagrecimento, pela perda de peso rápida que oferece, e também, em alguns casos, para o tratamento de câncer. Isso porque as células cancerígenas se alimentam – principalmente – de carboidratos, reduzidos durante a Dieta Cetogênica.

A Dieta Cetogênica funciona usando as reservas do tecido adiposo (onde ficam as gorduras), formando ácidos graxos e corpos cetônicos. Como acontece uma queda de insulina com o menor consumo de carboidrato, o corpo aumenta os níveis de glucagon, que passam a ser corpos cetônicos. É importante que, ao fazer a Dieta Cetogênica, você tenha o acompanhamento de um profissional, para prevenir problemas como a queda da glicemia e o aumento do colesterol.

 

Leia também: Dieta Para Emagrecer Rápido.

 

Como fazer?

Para fazer a Dieta Cetogênica, é preciso que você se prepare bem. No período dela, o consumo de carboidratos vai ser baixíssimo, e você precisa saber quais alimentos são permitidos e quais são proibidos.

Não existe um dia do “lixo” na Dieta Cetogênica. Ela não permite desvios nem adaptações, porque é preciso forçar o organismo a entrar em estado de cetose. Isso só ocorre depois de vários dias na dieta. É preciso que você beba bastante água durante a dieta, para ajudar na reidratação.

Não é permitido o consumo de nenhuma bebida alcoólica durante a dieta, porque o álcool atrapalha o processo da Dieta Cetogênica no organismo, levando de volta à estaca zero.

alimentos permitidos

Alimentos permitidos:

  • Carnes, peixes e ovos;
  • Embutidos como presunto, linguiça e bacon;
  • Azeite, óleos, manteiga e margarina;
  • Queijos, creme de leite e iogurtes sem açúcar;
  • Amendoim, noz, avelã e castanha;
  • Frutas, legumes e verduras;
  • Sementes como linhaça, chia e girassol
  • Molhos como maionese e mostarda.

Alimentos proibidos:

  • Arroz, macarrão, milho;
  • Feijão, soja, ervilha, grão-de-bico;
  • Farinha de trigo, aveia;
  • Pão, torradas;
  • Batata;
  • Bolos, doces, biscoitos, chocolates;
  • Açúcar e adoçantes;
  • Achocolatado em pó, leite;
  • Pizza, lasanha;
  • Iogurtes com adição de açúcar.

 

Cardápio da Dieta Cetogênica:

Café da manhã: 1 copo de chá verde + 2 ovos fritos na manteiga + 1 fatia de queijo coalho ou minas OU omelete feito com 2 ovos e recheio de legumes + 1 copo de suco verde OU 1 copo de abacate batido com iogurte natural e chia

Lanche da manhã: 10 castanhas de caju OU 10 morangos + 1 colher (sopa) de creme de leite OU 2 fatias de mamão + 1 colher de pasta de amendoim

Almoço: 200g de carne + salada verde + 3 colheres (sopa) de abacate + azeite OU 200g de frango sem pele + 20 castanhas de caju + salada de legumes com azeite e gergelim OU 2 postas de peixe ao forno com legumes e azeite + molho 4 queijos

Lanche da tarde: 1 copo de abacate batido com leite de coco ou de amêndoas + 1 colher de farinha de linhaça OU 2 ovos fritos na manteiga + 1 fatia de queijo minas ou coalho OU 2 ovos mexidos com cogumelos e chia + 1 copo de chá verde

Jantar: salmão grelhado + salada verde OU 200g de filé de frango grelhado + alho poró + salada de folhas com maçã, pistache e castanhas de caju OU 1 lata de atum em azeite + 3 colheres de abacate + salada verde com azeite

 

Benefícios da Dieta Cetogênica:

Os benefícios da Dieta Cetogênica incluem:

  • Emagrecimento rápido e eficaz;
  • Ajuda a desinchar e combate a retenção de líquidos;
  • Dieta rica em Ácidos Graxos.

benefícios

 

Efeitos colaterais da Dieta Cetogênica:

Existem alguns efeitos colaterais desse corte de carboidratos da dieta. É preciso tomar cuidado com as dores de cabeça e pelo corpo, além da sensação de mal-estar. O corpo também tende a perder volumes excessivos de água na dieta, por isso é importante que você se hidrate constantemente. É preciso ter atenção quanto à perda de massa magra que pode acontecer. O acompanhamento de um profissional vai garantir que esses efeitos colaterais não intervenham na sua dieta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *