dieta do tipo sanguíneo

A dieta do tipo sanguíneo consiste em uma dieta na qual a alimentação é escolhida de acordo com o tipo sanguíneo de cada indivíduo. Ela foi desenvolvida pelo Dr. Peter d’Adamo, publicada no livro “Eat right for your type”, que significa “Alimente-se corretamente de acordo com seu tipo sanguíneo”, lançado em 1996, nos Estados Unidos.

O médico afirma que a dieta ideal para cada pessoa depende do seu tipo de sangue ABO da pessoa.

Isso porque os tipos sanguíneos (A, B, O e AB) têm grande influência no organismo, determinando a eficiência do metabolismo, do sistema imunológico, o estado emocional e até mesmo a personalidade de cada um. Promove também o bem-estar, diminui o peso e fortalece a saúde, através de uma mudança nos hábitos alimentares.

A dieta baseia-se no as variações genéticas de cada indivíduo, respeitando as diferenças no metabolismo de cada tipo sanguíneo. Promete uma perda de peso de até 6 kg por mês.

Como funciona a dieta do tipo sanguíneo?

De acordo com o seu tipo sanguíneo e suas características, você deve consumir alguns alimentos que ajudarão em processos inflamatórios e também favorecer o ritmo do seu metabolismo, acelerando o emagrecimento.

No livro, o autor divide os alimentos para cada tipo sanguíneo em:

  • Benéficos – evitam ou curam doenças. Devem ser consumidos diariamente;
  • Nocivos – podem agravar doenças. Devem ser eliminados da dieta, pois desequilibram o organismo e diminuem o metabolismo;
  • Neutros – não trazem nem curam doenças. Podem ou não ser consumidos, depende da sua vontade.

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Dieta de cada tipo sanguíneo – como fazer

Tipo O – caçador/coletor

caçador coletor dieta

O grupo sanguíneo mais antigo da humanidade. Leva o nome de caçador/coletor pois quando surgiu, há 40 mil anos, os humanos eram caçadores-coletores, que se alimentavam de carde e algumas sementes e raízes. Pessoas com sangue tipo O têm um sistema imunológico forte, ativo e também boa digestão. O ponto fraco é a tireoide.

Por esses fatores, pessoas com sangue tipo O se sentirão bem seguindo uma dieta rica em proteína animal e com a prática de exercícios vigorosos, regular e intensamente. Elas não toleram bem produtos lácteos e cereais, devendo dar preferência às carnes magras, peixes, frutas e legumes. Confira a classificação dos alimentos para este grupo:

Carnes

Benéficas: bovina, de carneiro, cordeiro e vitela.
Neutras: peru e frango.
Nocivos: bacon, presunto e porco.

Peixes e frutos do mar

Benéficos: bacalhau, badejo, salmão, sardinha e linguado.
Neutros: atum, camarão e lagosta.
Nocivos: polvo e salmão defumado.

Laticínios e ovos

Benéficos: ovo caipira ou orgânico.
Neutros: ghee, queijo de cabra e mussarela.
Nocivos: leite, iogurte, queijo cremoso e provolone.

Óleos e gorduras

Benéficos: azeite de oliva.
Neutros: óleo de coco.
Nocivos: óleos de milho e canola.

Verduras, legumes e feijões

Benéficos: alface, abóbora, acelga, brócolis, espinafre, ervilha e feijão-rajado.
Neutros: abobrinha, agrião, inhame, feijão-preto, ervilha, vagem e grão-de-bico.
Nocivos: batata-inglesa, berinjela, couve, couve-flor, repolho, feijão-branco e lentilha.

Grãos e cereais

Benéficos: trigo-sarraceno.
Neutros: farelo de arroz, arroz branco e integral, pão de centeio e pão sem glúten.
Nocivos: farinha de trigo branca e integral e pães francês e preto.

Frutas, castanhas e sementes

Benéficos: abacate, ameixa-preta, acerola, figo, nozes e sementes de abóbora.
Neutros: abacaxi, banana, caqui, pera, maçã, mamão, pêssego, manga, limão, pecã e avelã.
Nocivos: laranja, melão, coco, morango, tangerina, castanha-do-pará, pistache, castanha de caju e amendoim.

Ervas, condimentos e bebidas

Benéficos: curry, salsa, alga, pimenta caiena, gengibre, hortelã, chá-verde e água com gás natural.
Neutros: alecrim, alho, cacau, açúcar mascavo, adoçantes naturais, camomila, vinhos branco e tinto.
Nocivos: vinagre, canela, açúcar branco, café, chá de frutas, chá-preto, aloe vera e refrigerante.

 

Tipo A – fazendeiro

fazendeiro

As pessoas com o tipo sanguíneo A se sentirão melhor seguindo uma dieta vegetariana. Têm esse nome (fazendeiro) pois a herança foi transmitida dos antepassados que se tornaram agricultores sedentários e pouco agressivos.

O metabolismo é o oposto do tipo O. É mais lento, o aparelho digestivo é frágil e o sistema imunológico mais sensível e menos adaptável.

Pessoas com esse tipo sanguíneo são recomendadas a praticar atividades relaxantes como o ioga. Devem evitar carne, trigo e produtos lácteos. Elas se favorecerão com uma dieta de legumes, verduras, frutas (frescas e secas), sementes oleaginosas e cereais.

Confira a classificação dos alimentos para este grupo:

Carnes

Benéficos: frango e peru.
Neutros: nenhum.
Nocivos: bacon, porco e carne vermelha em geral.

Peixes e frutos do mar

Benéficos: bacalhau e salmão selvagem.
Neutros: atum e pescada.
Nocivos: salmão defumado, ostra, linguado, lagosta e camarão.

Laticínios e ovos

Benéficos: tofu (queijo de soja).
Neutros: mussarela de búfala e queijo curado.
Nocivos: leite, manteiga e queijo cremoso.

Óleos e gorduras

Benéficos: azeite de oliva, óleo de coco.
Neutro: ghee.
Nocivos: óleos de milho, canola e amendoim.

Verduras, legumes e feijões

Benéficos: abóbora, acelga, alface, brócolis, cenoura, couve, espinafre, ervilha, lentilha, feijão azuki, feijão-preto.
Neutros: agrião, abóbora, beterraba e feijão-branco.
Nocivos: tomate, inhame, batata-inglesa, batata-doce, pimenta vermelha, berinjela, feijão-roxinho e grão-de-bico.

Grãos e cereais

Benéficos: amaranto, trigo-sarraceno, farinha de aveia e farinha de quinoa.
Neutros: arroz branco, tapioca, pão sem glúten, pão 100% centeio.
Nocivos: cevada, farinha de arroz e de milho, pão de farinha de trigo branca e integral.

Frutas, castanhas e sementes

Benéficos: abacaxi, cereja, figo, limão, damasco fresco, abacate, ameixa-preta, ameixa fresca, amendoim, amêndoa, sementes de abóbora, linhaça e chia.
Neutros: caqui, melão, uva-passa, morango, pera, maçã, uva, pêssego, goiaba, kiwi, tâmara, avelã, pecã, macadâmia e tahine (pasta de gergelim).
Nocivos: pistache, castanha-do-pará e castanha de caju.

Ervas, condimentos e bebidas

Benéficos: alho, missô (pasta de soja), gengibre, chá-verde, café e vinho tinto.
Neutros: açúcar mascavo, cacau, canela, noz-moscada, manjericão, orégano e hortelã.
Nocivos; alcaparra, vinagre, maionese, ketchup, molho inglês, cerveja, chá-preto e refrigerante.

 

Tipo B – pastor

pastor

É considerada a dieta mais equilibrada dos tipos sanguíneos, pois inclui uma grande variedade de alimentos. É considerado o grupo de pessoas verdadeiramente omnívoros. Sua alimentação deve incluir carnes magras (exceto frango), peixe, vegetais de folhas verdes e frutas.

Quanto à atividade física, o grupo B deve praticar moderadamente qualquer tipo de esporte. Confira a classificação dos alimentos para este grupo:

Carnes

Benéficos: carneiro e cordeiro.
Neutros: carne bovina, peru e vitela.
Nocivos: frango, bacon, presunto e porco.

Peixes e frutos do mar

Benéficos: bacalhau, badejo, garoupa, sardinha, salmão e linguado.
Neutros: atum, truta e lula.
Nocivos: lagosta, camarão, lagostim, polvo e ostra.

Laticínios e ovos

Benéficos: iogurte natural, queijo de cabra e mussarela de búfala.
Neutros: tofu, leite integral (esporadicamente) e manteiga.
Nocivo: ovo.

Óleos e gorduras

Benéfico: azeite de oliva.
Neutros: óleos de coco, linhaça e gergelim.
Nocivos: óleos de milho, canola e amendoim.

Verduras, legumes e feijões

Benéficos: brócolis, beterraba, berinjela, cenoura, batata-doce, inhame, couve-flor, feijão-branco, feijão-rouxinho e soja.
Neutros: espinafre, abóbora, agrião, alface, acelga, aipo, escarola, cogumelo, chicória, feijão-verde, ervilha e vagem.
Nocivos:alcachofra, azeitona, tomate, broto de feijão, feijão-preto, lentilha e
grão-de-bico.

 

Tipo AB – moderno

moderno

É assim chamado pois é o mais novo. Apareceu há cerca de mil anos, e representa apenas de 2 a 5% da população. Tem semelhanças com os tipos A e B, pois é uma combinação de ambos. Por conta disso, é difícil de definir suas características específicas.

Este grupo deve restringir o consumo de carne vermelha, frios e massas, dando preferência a peixes, produtos lácteos, vegetais, gordura vegetal, frutas e bebidas como chá e café.

As atividades recomendadas são: ioga, tai chi, ciclismo, tênis ou natação. Confira a classificação dos alimentos para este grupo:

Carnes

Benéficos: carneiro, cordeiro e peru.
Neutro: fígado.
Nocivos: carne bovina, frango, presunto, bacon e porco.

Peixes e frutos do mar

Benéficos: atum, bacalhau, garoupa, salmão, sardinha, truta.
Neutros: linguado e arenque.
Nocivos: camarão, polvo, anchova, lagosta e ostra.

Laticínios e ovos

Benéficos: coalhada desnatada, mussarela, leite de cabra, ricota e queijo de minas.
Neutros: leite desnatado, leite de soja e tofu (queijo de soja).
Nocivos: leite integral, manteiga, queijo cremoso, provolone e parmesão.

Óleos e gorduras

Benéficos: azeite de oliva e óleo de coco.
Neutros: óleos de linhaça e amendoim.
Nocivos: óleos de milho, gergelim, girassol e canola.

Verduras, legumes e feijões

Benéficos: aipo, pepino, brócolis, couve, couve-flor, inhame e feijão-rajado.
Neutros: escarola, vagem, agrião, ervilha, feijão-branco e feijão-preto.
Nocivos: alcachofra, milho, feijão-roxinho e grão-de-bico.

Grãos e cereais

Benéficos: arroz integral, pão com grãos germinados e pão com farinha de amêndoa.
Neutros: gérmen de trigo, granola, farinha de centeio e pão sírio.
Nocivos: flocos de milho e trigo-sarraceno.

Frutas, castanhas e sementes

Benéficos: ameixa, uva vermelha, figo, limão, abacaxi, kiwi, amendoim e nozes.
Neutros: ameixa seca, pera, mamão, maçã, pêssego, amêndoa, castanha-do-pará e castanha de caju.
Nocivos: laranja, avelã, semente de gergelim e tahine (pasta de gergelim).

Ervas, condimentos e bebidas

Benéficos: curry, pimenta caiena, salsa, alga, chá-verde, chá de gengibre e de camomila, café normal e descafeinado.
Neutros: cúrcuma, mel, cebolinha, açúcar de coco, melaço orgânico, cacau, vinagre de maçã, chá de hortelã, água mineral com gás e vinhos branco e tinto.
Nocivos: alcaparra, tapioca, maisena, pimenta-do-reino e pimenta vermelha.

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