fase de ataque dieta dukan

A Dieta Dukan é uma forma de dieta proposta pelo médico francês Dr. Pierre Dukan. Publicado em 2000, o livro “Eu Não Consigo Emagrecer” ensinou passo-a-passo da dieta que iria ganhar o coração de inúmeras pessoas mundo afora, inclusive da princesa Kate Middleton. O método Dukan é separado em 4 fases, e é possível emagrecer 5kg já na primeira semana. É rápido e eficaz, com um início relâmpago e uma perda de peso intensa e estimulante. A primeira fase é a chamada Fase de Ataque, que você vai aprender a fazer agora:

 

Fase de Ataque – o que é?

A Fase de Ataque consiste, basicamente, em ingerir apenas alimentos ricos em proteína por um determinado período de tempo. As fontes de carboidratos e os doces são proibidas, inclusive as frutas e as verduras. O consumo de 1 colher e meia de farelo de aveia é obrigatório nessa fase da dieta, porque ela ajuda na saciedade.

O consumo de proteínas leva a um forte gasto calórico, porque as proteínas puras reduzem o apetite e ainda combatem a retenção de líquidos. O consumo de água é muito importante nessa fase pois purifica e melhora os resultados da dieta.

É crucial que você siga as instruções à risca, e que não cometa nenhum deslize. O Dr. Dukan fala que qualquer desvio pode ser suficiente para fazer com que se percam os benefícios da dieta. Na Fase de Ataque da Dieta Dukan, você pode comer quantas vezes quiser. No entanto, nunca deve pular refeições, e deve beber sempre que comer.

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Quanto tempo dura a Fase de Ataque?

A Fase de Ataque vai depender de qual é o seu objetivo de perda de peso. Se quer perder até 5kg, a ela dura apenas um dia. Se deseja perder de 6 a 10kg, são necessários 3 dias nessa fase. Agora, se você quer de 11 a 20kg, deve permanecer na Fase de Ataque por uma semana inteira.

O tempo de duração das próximas fases (fase de cruzeiro, fase de consolidação e fase de estabilização) vai depender da perda de peso que acontece de Fase de Ataque.

 

Quais são os alimentos permitidos na Fase de Ataque?

Durante a fase de ataque, você só pode consumir proteínas. Esqueça qualquer doce e carboidrato que está acostumado a comer. Existe uma lista de 72 alimentos que você pode comer durante a Fase de Ataque. Nela, não existe restrição de quantidade e horário, você pode consumir a quantidade de alimentos que desejar, a qualquer hora do dia, contanto que sejam os alimentos listados abaixo:

1 – Carnes magras assadas ou grelhadas, sem gordura. Preferencialmente, carnes de boi e vitela. Devem ser evitados os cortes de costela e entrecosto, por serem muito gordurosos. O cozimento deve ser feito sem a utilização de manteiga, óleo ou creme de leite.

2 – Fígado, rins e língua de vitelo e boi.

3 – Todos os peixes, sejam eles gordurosos ou não.

4 – Todos os frutos do mar.

5 – Todas as aves sem pele, exceto o pato e o ganso, que são proibidos.

6 – Presuntos sem gordura, principalmente o peito de peru e o blanquet de frango.

7 – Ovos. No entanto, são permitidos apenas dois por dia.

8 – Proteínas vegetais. O tofu e o seitan podem ser usados à vontade. Já o tempeh, os hambúrgueres de soja, a PST, o leite de soja e o iogurte de soja podem ser adicionados ao cardápio, mas com cautela, por possuírem um número mais elevado de carboidratos.

9 – Laticínios desnatados, como o leite, o iogurte e o queijo branco sem gordura.

10 – Os adjuvantes: café, chá, infusões, coca cola light ou zero (1 a 3 latas por dia), vinagres, ervas aromáticas, condimentos, especiarias, picles, limão (não em bebida), sal e mostarda (com moderação).

11 – Os chicletes e balas sem açúcar.

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O que é obrigatório na Fase de Ataque?

Na fase de ataque, é imprescindível que você beba de 1,5 a 2 litros de água por dia, porque ela purifica e melhora os resultados da dieta. O Dr. Dukan também exige que você faça uma caminhada de 20 minutos todos os dias. Também é necessário que você consuma uma colher e meia de farelo de aveia por dia, porque ele ajuda na saciedade e na perda calórica.

O Dr. Dukan aconselha que o farelo de aveia seja consumido em forma de panqueca. A receita é a seguinte: em uma tigela, misture uma colher e meia de sopa de farelo de aveia, meia colher de sopa de requeijão cremoso 0% de gordura OU de iogurte, e um ovo. Adicione uma colher de sopa de aspartame, ou salgue, se preferir. Misture bem, e depois coloque a massa em uma frigideira antiaderente, e deixe cozinhar por dois a três minutos de cada lado. Você pode consumi-la a hora que desejar, mas apenas uma vez por dia. De qualquer forma, você pode consumir o farelo de aveia de outras maneiras, como preferir.

 

Exemplo de cardápio para a Fase de Ataque

Aqui estão dois exemplos de cardápio para o período da Fase de Ataque. No entanto, todos os alimentos permitidos podem ser combinados entre si, e não há a necessidade de um cardápio regrado. Experimento o que for melhor para você.

 

Café da Manhã: bebida quente (chá ou café), queijo cottage de baixo teor de gordura, 2 fatias de peito de frango grelhado.

Lanche da Manhã: 2 fatias de queijo branco ou 3 fatias de peito de peru.

Almoço: 1 pedaço médio de bife vietnamita, iogurte de baixo teor de gordura

Lanche da Tarde: panqueca com farelo de aveia, feita conforme a receita que vimos anteriormente.

Jantar: camarão e fatias de frango.

OU

Café da Manhã: bebida quente e omelete com várias fatias de presunto magro e sem gordura.

Lanche da Manhã: 2 fatias de queijo branco ou 3 fatias de peito de peru.

Almoço: truta com ervas e camarão.

Lanche da Tarde: chá ou café sem açúcar, mingau de farelo de aveia.

Jantar: ovos cozidos.

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