dieta dukan

O que é dieta Dukan?

A Dieta Dukan é uma dieta dividida em fases. Logo na primeira semana, já é possível emagrecer cerca de 5kg. Ela foi criada pelo médico francês Dr. Pierre Dukan e surge como uma ótima opção para que precisa perder peso rapidamente. É importante ressaltar que não é uma dieta que muda os hábitos alimentares, por isso, é comum recuperar o peso perdido em pouco tempo, a não ser que comece outra dieta menos restritiva, ao alcançar o peso ideal, para mantê-lo.

É dividida em quatro fases e sua duração depende da quantidade de peso que a pessoa quer emagrecer. Das quatro fases, duas são para emagrecer (Ataque e Cruzeiro) e duas para estabilizar o peso ideal (Consolidação e Estabilização). As quatro fases levam ao objetivo desejado: perder peso de forma rápida e natural.

 

Como fazer a Dieta Dukan

Para saber quantos dias cada fase da dieta deve durar para chegar em seu peso ideal, siga as dicas do Dr. Dukan:

  • Para quem quer perder 5 kg: 1 dia na 1ª fase;
  • Para quem quer perder de 6 a 10 kg: 3 duas na 1ª fase;
  • Para quem quer perder de 11 a 20 kg: 7 dias na 1ª fase.

Já a duração das outras fases vai variar de acordo com a perda de peso do indivíduo, ou seja, o metabolismo de cada um. Confira a seguir o passo a passo e as fases da Dieta Dukan.

 

Primeira fase – a fase de Ataque

A primeira fase é a mais radical. Nela, só é permitido comer alimentos ricos em proteínas, e é totalmente proibido o consumo de alimentos ricos em carboidratos e também os doces. Esse radicalismo resulta numa perda de peso rápida e motivadora. Confira alguns dos alimentos permitidos e proibidos.

o que é dieta dukan

  • Alimentos permitidos: carnes magras, grelhadas, asssadas ou cozidas sem adição de gordura, kani, ovos cozidos, peito de peru defumado, iogurte natural ou desnatado, leite desnatado, queijo cottage. Deve-se comer sempre 1 colher e meia de farelo de aveia por dia, pois ela sacia a fome, e 1 colher de bagas de Goji, pelo seu poder depurativo.
  • Alimentos proibidos: todos os carboidratos, como por exemplo, pão, arroz, macarrão, frutas, doces.

No total, são 66 alimentos ricos em proteínas que estão autorizados para comer à vontade.

Esta primeira fase dura de 3 a 7 dias no máximo (para pessoas que têm que perder mais de 20 kg) e nela perde-se de 3 a 5 kg.

 

Segunda fase – fase Cruzeiro

Na segunda fase, são liberados alguns legumes e verduras, porém os carboidratos ainda não são permitidos. Os legumes e verduras devem ser crus ou cozidos em água e sal. O único doce permitido é a gelatina light. Os temperos que você pode usar são o azeite, o limão, ervas como salsa e alecrim e também o vinagre balsâmico. Confira alguns dos alimentos:

  • Alimentos permitidos: tomate, pepino, rabanete, alface, cogumelo, aipo, acelga, berinjela e abobrinha.
  • Alimentos proibidos: alimentos ricos em carboidratos, doces e frutas.

Na fase Cruzeiro, acrescenta-se às 66 proteínas, 34 legumes e verduras, somando 100 alimentos liberados para o consumo à vontade.

Nessa fase, intercala-se 1 dia comendo só proteínas e outro comendo proteínas, legumes e verduras, até completar 7 dias. No dia em que comer apenas proteína, deve-se comer 1 colher de bagas de Goji e, nos outros dias, 2 colheres.

Esta etapa propõe uma perda de peso moderada, em média 1kg por semana, até atingir o peso ideal. Podemos dizer então que ela dura 7 dias por kg a perder.

 

Terceira fase – fase de Consolidação

Na terceira fase, além das carnes, legumes e verduras, também é liberado comer duas porções de frutas por dia, 2 fatias de pão de forma integral e uma porção de 40 g de qualquer tipo de queijo.

Além disso, nessa fase também é permitido comer uma porção de carboidrato duas vezes por semana, como por exemplo: arroz integral, macarrão integral, feijão. E também pode-se ter duas refeições completas livres, na qual se pode comer qualquer alimento já permitido na dieta, junto com uma taça de vinho ou cerveja.

Confira os alimentos permitidos e proibidos:

  • Alimentos permitidos: proteínas, legumes, verduras, 2 frutas por dia, pão integral, arroz integral, macarrão integral, feijão e queijo.
  • Alimentos proibidos: arroz branco, macarrão branco e todos os outros carboidratos. Frutas proibidas: banana, uva e cereja.

Nessa fase acrescenta-se aos 100 alimentos permitidos frutas, pães integrais, queijos e carboidratos. É conhecida como a fase de reeducação alimentar. Dura 10 dias por kg perdido, visando impedir o efeito sanfona.

 

Quarta fase – fase de Estabilização

Nesta quarta fase, as recomendações são: fazer uma vez por semana uma dieta semelhante à primeira fase, comendo apenas proteína. Além disso, fazer exercício físico (pelo menos 20 minutos por dia) e ingerir 3 colheres de farelo de aveia por dia.

Confira os alimentos liberados:

  • Alimentos permitidos: todos os tipos de alimentos são permitidos, porém deve-se dar preferência aos produtos integrais e é obrigatório comer 3 porções de frutas por dia.
  • Alimentos proibidos: nada é proibido.

alimentos da dieta dukan

Principalmente nesta fase, é importante beber no mínimo 2 litros de água por dia para garantir o bom funcionamento intestinal e eliminar as toxinas. Também é permitido chá e café sem açúcar ou adoçante e refrigerante zero, com moderação.

Na fase de Estabilização, a alimentação é livre. Nada mais é proibido. Como é para estabilizar o peso ideal, o recomendado é que se siga as recomendações de alimentação e atividades físicas. O ideal é que você siga na fase de estabilização pelo resto de sua vida para garantir a permanência no seu peso ideal.

Se você está motivado a perder peso, quer melhorar sua qualidade de vida, ou quer emagrecer rapidamente, a Dieta Dukan foi feita para você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *