dieta low carb

A Dieta Low Carb consiste na redução da ingestão de carboidratos diários na alimentação, normalmente visando o emagrecimento. Ao diminuir os carboidratos, a ingestão de gorduras boas e proteínas deve ser maior, incluindo um maior número de carnes, ovos, oleaginosas e peixes na dieta.

Essa moderação de carboidratos deve ser feita de forma progressiva, e de acordo com o metabolismo de cada um, para que não cause efeitos colaterais. No entanto, a Dieta Low Carb é uma das dietas mais efetivas e definitivas que temos hoje. Não é à toa que inúmeros praticantes relatam sucesso na experiência.

Os alimentos permitidos durante a Low Carb incluem:

  • frutas, verduras e legumes;
  • carne, frango e peixes;
  • queijos;
  • ovos;
  • azeite, óleo de coco e manteiga;
  • sementes em geral, como linhaça, chia, girassol e gergelim;
  • nozes, amêndoas, avelãs e castanhas-do-pará;
  • café e chás sem açúcar.

Os alimentos proibidos são:

  • refrigerantes, sucos de fruta;
  • açúcar e adoçantes;
  • doces, sorvetes, bolos e biscoitos;
  • cereais, como trigo, cevada e centeio;
  • pães, salgados e torradas;
  • gorduras trans, presentes em comidas prontas congeladas e margarina;
  • carnes processadas, com presunto, peito de peru, salsicha, linguiça, salame, mortadela e bacon;
  • arroz e macarrão brancos, farofa, tapioca e cuscuz.

Alguns alimentos devem ser consumidos com moderação, apenas 1 ou 2 vezes ao dia:

  • pão integral;
  • grãos, como arroz integral, macarrão integral, milho, feijão, lentilha e grão-de-bico;
  • leite e iogurtes;
  • tubérculos como batata-doce, inhame e mandioca.

Dieta Low Carb Funciona?

low carb funciona?

Não é à toa que a Low Carb é uma dieta tão famosa: ela traz resultados, sim. Isso porque o metabolismo passa a funcionar melhor com o aumento das proteínas e das gorduras, reduzindo a inflamação do organismo e a retenção de líquidos.

A Low Carb evita o armazenamento de gorduras, melhora a função cognitiva, reduz o risco de síndrome metabólica, reduz o açúcar, promove a saúde digestiva e o equilíbrio hormonal, e ainda proporciona um maior sensação de saciedade, fazendo com que a pessoa demore mais para sentir fome após as refeições.

Cardápio da Dieta Low Carb

Algumas opções que podem ser servidas em cada refeição da low carb:

Café da manhã:

2 ovos fritos com queijo + 1 colher (chá) de gergelim + café sem açúcar

OU

1 xícara de café sem açúcar + 2 ovos mexidos com tomate e manjericão

OU

Chá sem açúcar + 1 fatia de pão low carb com queijo e 1 fio de azeite

OU

Omelete com queijo, salsinha, cebolinha e 1 colher (chá) de semente de linhaça dourada

Lanche da manhã:

1 maçã + 7 castanhas-de-caju

OU

1 copo de suco verde com couve, abacaxi, limão e chia

OU

1 banana amassada + 1 colher (sopa) de pasta de amendoim

OU

“Palitos” de pepino mergulhados em cream cheese

Almoço/Jantar:

Espaguete de abobrinha + 120g de carne + salada verde crua com azeite

OU

Filé de salmão + legumes refogados com azeite

OU

Purê de abóbora + 130g de lombo suíno + couve refogada com azeite

OU

Almôndegas low carb + legumes refogados no azeite

Lanche da tarde?

Café sem açúcar + omelete de legumes feito com 2 ovos

OU

Chá sem açúcar + 1 fatia de pão low carb com pasta de amendoim

OU

Vitamina de abacate com chia e leite vegetal OU 1 xícara de gelatina sem açúcar

Frutas na Dieta Low Carb

frutasdieta low carb

Mesmo sendo liberadas na Low Carb, algumas frutas são ricas em carboidrato, por seus altos níveis de frutose. O consumo vai depender da fase da Low Carb em que você está: se está no começo e ainda quer perder muito peso, aposte nas frutas com menos frutose, como abacate, morango, melão, frutas vermelhas, limão, pêssego e coco.

Agora, se você já atingiu uma boa meta, pode incluir frutas com mais carboidratos na dieta, como maçã, banana, uva, mamão, manga e abacaxi.

Receitas Low Carb

Estrogonofe de Frango Low Carb

Ingredientes:

– 2 xícaras (chá) de abóbora cabotian em cubos;

– 1 peito de frango;

– 1 cebola grande;

– 3 dentes de alho;

– 1 folha de louro;

– talos de salsinha;

– 2 tomates sem sementes;

– ½ xícara (chá) de requeijão light sem lactose;

– sal marinho a gosto;

– pimenta do reino a gosto;

Modo de preparo: lave a abóbora e corte em cubos com casca. Coloque em uma panela com o louro e a salsinha e um pouco de água, cozinhe até ficarem macias. Depois, retire a folha de louro, os talos de salsinha e as cascas, colocando a polpa com a água do cozimento para bater no liquidificador, junto com o requeijão.

Limpe e corte o peito de frango em cubos. Em uma panela, refogue-os e adicione um pouco de água e sal marinho, cozinhando até ficar macio.

Na mesma panela, quando o frango chegar no ponto, adicione e refogue a cebola, o alho e o tomate sem sementes. Quando estiver dourado, adicione o purê de abóbora e o requeijão, mexa, acerte o sal e a pimenta e sirva.

Bolo de Banana Low Carb

Ingredientes:

– 4 bananas maduras;

– 2 colheres (sopa) de manteiga;

– 5 ovos;

– 2 xícaras de farinha de coco;

– 2 colheres (chá) de fermento;

– 2 colheres (sopa) de adoçante culinário;

– canela em pó a gosto;

Modo de preparo: bata no liquidificador a banana, ovos e manteiga até virar uma mistura homogênea. Coloque a mistura em uma vasilha e acrescente a farinha, o adoçante, a canela e o fermento. Coloque essa massa em uma forma untada com manteiga e farinha de coco. Leve ao forno de 180ºC por 35 minutos.

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